Conheça a roda robótica que pode ser alternativa aos drones

Transwheel foi desenvolvido por estudante israelense como alternativa para drones aéreos
"Apesar de suas muitas virtudes, o uso de drones voadores é um assunto polêmico. A todo momento escutamos histórias de equipamentos chegando muito perto de aviões comerciais, espiando pessoas em suas casas ou até carregando e disparando pistolas.

Da BBC

À medida que a legislação em torno do uso de drones por civis se torna mais rígida, restam poucas dúvidas de que um certo desprezo público por essas máquinas está chegando ao seu ápice.

Essa crescente insatisfação é uma má notícias para empresas como a Amazon, que em 2013 anunciou o ambicioso plano de empregar drones na entrega de encomendas a domicílio.

A legalidade do serviço está sendo analisada pela Administração de Aviação dos Estados Unidos, e os efeitos colaterais de algo semelhante na prática pode significar mais barulho, mais custos e menos segurança.

Roda com braços fortes

Equipamento tem vantagem de poder atuar em conjunto para carregar encomendas maiores
Por enquanto, nenhuma empresa se ofereceu para produzir o Transwheel em série
Mas um jovem desenhista industrial de Israel pode ter chegado a uma solução que deve agradar a todos. Kobi Shikar, estudante da Faculdade de Engenharia e Design de Shenkar, divulgou os esboços de seu projeto Transwhell, uma plataforma autônoma com uma só roda e que poderia fazer entregas.

O equipamento em si parece bastante com uma versão sem motorista da scooter Ryno. É dotado de braços robóticos para carregar e descarregar os pacotes, e tem uma série de câmeras que permitem que o veículo evite obstáculos, cruze o tráfego e até identifique o destinatário da remessa por seu rosto.

O Transwheel também traz uma enorme vantagem sobre os drones aéreos, que ficariam limitados a pacotes com um certo peso e tamanho: vários Transwheels juntos podem se mover numa espécie de coreografia para portar objetos maiores – ou até gigantescos. O vídeo-conceito apresentado por Shikar mostra uma dúzia deles erguendo juntos um contêiner completo.

Até o momento da publicação desta reportagem, nenhuma empresa havia se candidatado a produzir o Transwheel em série. Mas a tecnologia aplicada pelo equipamento está longe de ser uma obra de ficção científica.

Talvez a Amazon se dê melhor ao desistir dos drones voadores e se mantiver seus pés firmes no chão. Ou melhor um aparelho com uma única roda."

Nenhum comentário: