10 dicas para alcançar o amor-próprio

Livre-se do que faz mal, desapegue-se e ame a si mesmo.
 Redação, Ciclo Vivo

"O ano está acabando e este é o momento ideal para fazer novos planos, estabelecer metas e até mesmo promessas para o ano que está por vir.

Existem muitas coisas que estão fora do alcance, mas se existe algo que deve ser valorizado e estar na lista dos objetivos é o amor-próprio.

A apresentadora e escritora norte-americana Nitika Chopra elencou dez itens essenciais para ajudar as pessoas a encontrarem o amor-próprio. Saiba quais são essas dicas:

1. Crie um ritual de amor-próprio 


Desligue a TV e saia das redes sociais por 15 minutos. Durante este tempo, concentrem-se em coisas que lhe dão prazer, como tomar um café, ler um livro, fazer uma massagem, passar um hidratante e valorizar o seu próprio corpo, por tudo o que ele já passou durante a vida.

2. Participe de uma comunidade


Amor-próprio não significa viver sozinho. Pelo contrário, é essencial contar com o apoio de pessoas ao redor para manter o foco e a motivação. A energia positiva é contagiante, então é sempre importante ter pessoas que você gosta ao seu redor.

3. Faça uma lista de coisas boas que já aconteceram


Para amar a si mesmo é necessário reconhecer o amor que está em volta. Por isso, em momentos de tristeza, pare para escrever sobre as coisas boas que já aconteceram. Pratique a gratidão. Ao ver os itens no papel será mais fácil perceber toda a positividade e amo que o cerca.

4. Saiba que seu corpo é como um depósito


Guardar coisas boas e amor também ajuda a melhorar a energia pessoal. Seja consciente sobre o que você tem depositado em seu corpo, não por estética, mas, principalmente porque isso faz bem.

5. Limpe seu armário


Isto pode ser mais terapêutico do que parece. Limpar o armário também afeta positivamente a mente. Livrar-se de coisas velhas vai dar espaço para coisas novas entrarem na sua vida. Limpar a mente é um bom jeito de deixar para trás coisas que já não acrescentar e se preparam para o melhor que ainda está por vir.

6. Pare com as comparações




É difícil olhar para tantas fotos positivas na internet, sem fazer comparações. Mas, da próxima vez que você decidir usar as redes sociais para se sentir mal sobre si mesmo, lembre-se que você é perfeito do jeito que é. Não existe um padrão ideal para se comparar, principalmente em termos de beleza. Deixe o negativismo de lado e foque nos motivos para ser grato.

7. Explore a sua espiritualidade


A fé é a base para o amor-próprio, independente do que você acredita. Ela ajuda a tomar decisões e também leva as pessoas a reflexões internas, ajudando a receber novos sentimentos, paixões, aprendizados e emoções.

8. Faça algo em que você é bom


Este é o maior reforço para a autoestima e ela anda junto com o amor-próprio. Colocar em prática os seus hobbies você terá mais prazer e orgulho de si mesmo.

9. Encontre um lugar que te faça feliz


Tenha em mente que um lugar que te deixa confortável, tranquilo e que seja agradável é uma das melhores maneiras de esquecer os problemas. Um lugar feliz facilita a reflexão interna e a lhe conectar com você mesmo.

10. Desapegue-se


 As pessoas estão constantemente apegadas a coisas do passado. Elas tendem a pesar na mente e na alma e, às vezes, são responsáveis pela baixa autoestima. Portanto, livre-se do que faz mal, desapegue-se e ame a si mesmo."

Nenhum comentário: