Sofá-cama de bambu acomoda até seis visitas inesperadas

Feito em bambu e algodão, o sofá é exemplo de funcionalidade e sustentabilidade.

 Mayra Rosa, Redação CicloVivo

"Feito em bambu e algodão, o sofá-cama projetado pelo designer dinamarquês Ole Jensen, em colaboração com o engenheiro Claus Molgaard, foi feito para acomodar visitas que decidem pernoitar em sua casa, muitas vezes de última hora.

Batizado de ‘We Are Family’ (em português, ‘Somos Família’), o sofá é exemplo de funcionalidade e sustentabilidade. Utilizando dois materiais simples - bambu e algodão - o designer criou uma peça sustentável e inovadora, que torna mais fácil receber amigos e familiares, mesmo que com espaço limitado.


A combinação funciona como um sofá durante o dia e, removendo suas camadas de colchões, pode ser transformada em camas para até seis pessoas.

Um dos pré-requisitos dos criadores para a fabricação foi a seleção de materiais com base em severas análises ambientais. Para isso, a dupla contou com o apoio da Universidade Técnica da Dinamarca, onde um grupo de engenharia fez uma análise quantitativa de sustentabilidade do móvel. Além disso,  eles também obtiveram apoio de especialistas chineses em bambu, do Centro Técnico Anji Bamboo, e da empresa Innovattion Randers, maior fabricante de colchões de algodão do mundo.


O sofá, que mede 78 por 212 cm, pode ser considerado um dos mais sustentáveis, devido a escolha do bambu e do algodão, que são fontes renováveis e biodegradáveis, e também pela multifuncionalidade do mobiliário.

Os móveis produzidos são apenas protótipos, exibidos pela primeira vez em uma feira de design em Copenhague, na Dinamarca, entre 2009 e 2010.


Nenhum comentário: