Moradores registram momento exato do renascimento de um rio em Israel

O Rio Zin passa por entre cânions sinuosos e trechos extremamente áridos.
 Redação CicloVivo

"Ver o renascimento de um rio após passar por um longo período de seca é algo bastante inspirador. Isso acontece esporadicamente no Rio Zin, em Negev, Israel. Após anos sem uma gota de água, os moradores locais registraram o momento em que a água torna a brotar e encher o leito, em meio ao deserto, de vida.

As imagens, publicadas no YouTube, fazem o evento se assemelhar a um milagre. Em poucos segundos a enorme área desértica começa a receber água e em poucos segundos o volume cresce, como uma enchente. O Rio Zin passa por entre cânions sinuosos e trechos extremamente áridos, cheios de terra.

Segundo os cientistas, o acontecimento ocorre pontualmente em consequência das chuvas de terras mais altas e vizinhas. O período de chuvas faz com que uma grande quantidade de água se acumule e vá inundando terras rio abaixo. Conforme publicado pelo jornal britânico Daily Mail, a fonte do rio está em uma das maiores crateras do mundo, no pico do Monte Negev, e se extende até o Mar Morto.

Os moradores locais parecem conseguir prever a cheia do rio, já que no vídeo existem pessoas esperando apenas para presenciar o momento em que a água começa a dominar a área. Eles também alertam os visitantes para atentarem à previsão do tempo antes de se aventurar pelo deserto. O acontecimento é tão antigo que foi registrado também em trechos bíblicos do antigo testamento.

Veja no vídeo abaixo este renascimento do Rio Zin:

Nenhum comentário: