Aplicativos para celular avisam quando ônibus vai passar pelo ponto

Tecnologia ajuda usuários a localizarem ônibus de maneira fácil e prática.
Ciclo Vivo

"Um aplicativo idealizado no Rio de Janeiro promete ajudar os usuários a não pegarem ônibus lotado. Trata-se do Buus, uma ferramenta colaborativa que informa a localização e as condições de embarque do transporte coletivo.
O Buus foi eleito como o melhor aplicativo no concurso Rio Apps.

Inicialmente, ele está disponível apenas no Rio de Janeiro, funcionando através das informações que os próprios usuários fornecem. Dessa forma, todas as pessoas que baixarem o aplicativo podem ter acesso pela internet e todos são beneficiados.

Através dos GPS nos ônibus da cidade, o aplicativo detecta onde eles estão e assim é possível mensurar em quanto tempo ele chegará. O idealizador da ferramenta é André Ikeda, estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assim como os demais concorrentes, para criar os aplicativos, ele pode acessar todo o banco de dados da prefeitura.

Em entrevista ao Estadão, André ressaltou que o projeto já deveria fazer parte do plano do governo. "Me senti obrigado a participar, era uma oportunidade de contribuir com a cidade e dar um puxão de orelha nos governos, pois esse tipo de serviço já deveria estar disponível há muito tempo".

A ferramenta recebeu como prêmio 30 mil reais e contou com o investimento da empresa carioca Papaya Ventures. Veja aqui como baixar o aplicativo.

O vídeo abaixo mostra como funciona o app:


Aplicativo similares que mostram a localização dos ônibus foram desenvolvidos também para a capital paulista. “Onde está meu ônibus?” É um app exclusivo para sistema iOS, baixe aqui, e Cadê o Ônibus? Foi criado para os usuários do sistema Android, baixe aqui.

Nenhum comentário: