Viagem no tempo virtual pode ajudar a superar traumas

As cobaias parecem se identificar muito com os seus corpos virtuais em simuladores
Melissa Hogenboom, BBC Brasil  

"Se na vida real não é possível voltar no tempo, uma pesquisa que possibilitava essa viagem em um ambiente de realidade virtual descobriu que a experiência pode até ajudar a superar traumas.

Divulgado na publicação científica Fronteiras da Psicologia, o estudo avaliou 32 participantes que presenciaram, em realidade virtual, um homem abrir fogo dentro de uma galeria de arte e matar cinco pessoas.

No teste, o participante aprendia a controlar um elevador, e sem saber, deixava o assassino subir ao piso superior, onde estavam as vítimas.

Metade dos participantes voltava no tempo para reviver os acontecimentos, mas na segunda vez se deparavam com um dilema moral: não fazer nada e ver cinco pessoas morrerem ou intervir e salvá-las, condenando apenas uma pessoa à morte.

Como era esperado, a maioria das cobaias resolveu intervir e não deixar o assassino subir.

Impacto

No mundo virtual, as pessoas podiam se deslocar e conversar livremente, de forma semelhante à vida real.

O mais interessante, segundo os pesquisadores, foi o impacto emocional que a experiência virtual teve sobre os participantes.

A maioria teve menos sentimentos de culpa e remorso após "voltar no tempo" e salvar mais vidas.

No estudo, era possível voltar-se no tempo e desfazer a decisão que tinha custado a vida de cinco pessoas
"Quanto mais eles sentiam a ilusão, maior o senso de sua própria moral", explicou o co-autor Mel Slater da Icrea (Instituto Catalão de Pesquisa) e da University College London.

"Na realidade virtual, o sistema mais superficial de percepção do cérebro não distingue entre o mundo virtual e o real. E o cérebro considera verdadeiro o que vê e ouve no ambiente."

Por isso, a equipe afirma que viagens virtuais no tempo podem ajudar a superar transtornos de estresse pós-traumático ou mesmo reavaliar decisões ruins que tenham sido tomadas anteriormente.

Segundo as leis da física, é claro, a viagem no tempo é algo impossível. Mas o principal autor do estudo, Friedman Doron, da Faculdade Ofer de Comunicações, em Israel, disse que a sua equipe chegou o mais perto possível do torná-la possível.

"A realidade virtual imersiva é muito visceral. As pessoas se escondem atrás da mesa quando levam um tiro. É o mais próximo que podemos chegar a uma viagem no tempo, até que os físicos façam o seu trabalho e inventem uma verdadeira máquina do tempo”, diz.

Os participantes podiam ver e ouvir as suas personalidades virtuais anteriores na simulação

O físico Robert Nemiroff, da Universidade de Tecnologia de Michigan, nos Estados Unidos, afirmou que o trabalho é interessante, embora ache isso estranho, já que "a capacidade de mudar o passado não é algo provável de acontecer".

"Se alguma versão da ‘terapia de viagem no tempo’ pode ajudar as pessoas a tomar melhores decisões no futuro, e a entender melhor suas decisões ruins, apoio a ideia”, disse.

Mas Nemiroff alerta que essa ilusão de mudar o passado pode ter "repercussões negativas" que não foram examinadas.

Para o pesquisador James Broadway, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, as pessoas há tempos fantasiam em voltar no tempo.

“É comum ouvirmos pessoas dizerem: ‘Se naquela época eu soubesse o que seu hoje’. E, apesar de obviamente ser impossível mudar ações do passado, os resultados desse estudo sugerem que essa técnica poderia ser usada para promover uma maior aceitação dos erros no passado, assim como uma melhor capacidade de tomar decisões no futuro.”

Um comentário:

HORIOSVALDO DA SILVA disse...

e o absurdo é que em pleno século-XXI-ano-2014-2015-ainda temos gente que acredita em APARENCIASetc-como por exemplo ainda tem notícias como estas
=
PASTOR ENGRAVIDA 2 GAROTAS=E PÕE A CULPA NO ESPÍRITO SANTO!!!!!!!!!!!-atrás de toda áquella parafernália aparencias roupas barbas-etc-falas textos palavras ininteligiveis discursos inflamados está apenas um ser humano normal com todos os defeitos e qualidade de um ser humano apenas isto e nada mais que isto
=
pois trouxas inocentes infantis amebas-são pessoas que acreditam em tudo que lhes dizem e ou só por causa das suas aparencias-titulos-falas-discursos-etc-por apenas áquela pessoa ter um título seja lá qual for-PASTOR-PADRE-BISPO-PAPA-PAI=ou=MÃE=DE=SANTO-JUIZ-DOUTOR-CLARIVIDENTE-RABINO=DEPUTADO-SENADOR-PRESIDENTE-etc-etc-etc
=
POIS VOCE SÓ TEM QUE ACREDITAR NO SEU PRÓPRIO E PARTICULAR=DEUS=INTERIOR-DE CADA UM INDIVIDUALMENTE E NO DEUS-UNIVERSAL-SÓMENTE-O RESTO É TUDO ILUSÃO MENTIRAS FALÁCIAS-etc-tudo é feito mas para só enriquecer só os tais espertalhões-etc-só isto e nada mais que isto
=
o bom é que alguns espertalhões se tornaram-RICOS-BILIONÁRIOS-e procuram ensinar aos outros também como-ENRIQUECER-materialmente espiritualmente etc falando-mas ao contrário dos outros que agem como-FARISEUS-são ricos e dificultam ao máximo mas para os outros também enriquecer-materilalmente espiritualmente etc-falando
=
como por exemplo sempre agiu antigamente a excepcional=IGREJA=CATÓLICA=APOSTÓLICA=ROMANA=VATICANO=e o seu tal =BANCO=DO=VATICANO=foi se tornando=QUINQUILIONÁRIA=mas de todas as formas possíveis-etc-mas sempre fazia com que antigamente nada e ninguém também-ENRIQUECESSE-fazendo os seus=FIÉIS=terem ÓDIO NOJO ASCO do=RICO-do DINHEIRO-mas ela mesma sempre foi e é ainda a MAIS RICA DO PLANETA TERRA
=
e principalmente através de suas tais FILANTROPIAS-fez isto com todas as tais PROFISSIONAIS ENFERMAGENS BRASILEIRAS e com as PROFESSORAS-etc-trabalhar mas só por AMOR ALTRUISMO DEDICAÇÃO etc enquanto a IGREJA CATÓLICA etc iam adquirindo todos os tipos de RIQUEZAS-IMÓVEIS-PROPRIEDADES-TÍTULOS-etc-etc-