Tecnologia elimina reflexo do Sol na tela do smartphone

Jornal GGN

"Um grupo de pesquisadores desenvolveu uma tecnologia que pode tornar uma superfície áspera o suficiente para espalhar a luz e afastar o brilho, sem que isso interferira na transparência dela. A novidade pode ser aplicada em telas de smartphone, facilitando a visualização em dias de Sol ou com muita luminosidade.

A tecnologia foi criada por pesquisadores do Institute of Photonic Sciences em parceria com a equipe do fotógrafo Prantik Mazumder e a Corning, fabricante de telas de celular e tablets.

A película é constituída de um conjunto de pequenos dentes, chamada de nanotooth (“nanodente”, em tradução livre). Além do antirreflexo e antibrilho, a superfície consegue repelir água, imitando o efeito de uma folha da flor de lótus.

“Embora a rugosidade antirreflexo proteja o nanodente, é necessário mais investigação para garantir que a superfície possa suportar o uso do touchscreen pesado”, disseram os pesquisadores. Eles acrescentaram que o método é barato e pode ser facilmente expandido para uso industrial."

Com informações do Terra.

Nenhum comentário: