Streamings de música ainda são desconhecidos por metade dos brasileiros


Jornal GGN

"Metade dos internautas brasileiros desconhecem os principais serviços de streaming de música da Internet, como Spotify, Deezer e Rdio – mesmo com a crescente popularidade dessas plataformas. O dado é resultado de pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Mobile Time. A pesquisa ouviu 1484 internautas, levando em conta as proporções de distribuição geográfica, faixa etária e renda mensal desse grupo no Brasil.

Na metodologia da pesquisa, os entrevistados precisaram escolher se preferem ter suas músicas favoritas salvas em mídias locais (mp3 ou CDs) ou um serviço no computador ou celular que desse acesso a praticamente todas as músicas do mundo, a qualquer momento, mas sem a possibilidade de armazenamento. Mais da metade – 55% – prefere ter as músicas salvas localmente, enquanto 45% optam por acessá-las.

Do grupo que conhece os serviços de streaming, 53% prefere ter as músicas em mp3, enquanto 47% aponta o streaming. Dos que não conhecem os serviços, 57% prefere guardar as músicas no computador e 43% preferem acessá-las online. O Deezer lidera entre os serviços de streaming de música online, seguido por Spotify, Rdio e Soundcloud.

Para a Mobile Time, uma das responsáveis pela pesquisa, os resultados refletem falhas nos trabalhos de divulgação das plataformas. A pesquisa mostrou ainda que o computador ficou em primeiro lugar (79,2%) entre os que preferem ter mídias salvas. Na sequência, aparece o celular (75,8%) e rádio (67,9%). Além disso, um em cada quatro internautas brasileiros respondeu que não costuma ouvir música no celular."

Nenhum comentário: