Startup cria sapatos inteligentes que se integram ao Google Maps


Jornal GGN

"A startup Ducere Technologies, da Índia, desenvolveu um par de calçados inteligentes que pode ser pareado ao smartphone e vibrar para avisar ao usuário sobre um destino traçado em rota do Google Maps. Bastaria o usuário informar ao smartphone onde deseja ir que o próprio par de sapatos inteligente indicaria o caminho. O par chega ao mercado no preço de US$ 100.

A ideia veio de dois engenheiros indianos que trabalharam nos Estados Unidos em 2011 e criaram a empresa, já na Índia, e que agora conta inclusive com uma sede no país do Google. Krispian Lawrence, cofundador e executivo-chefe da empresa, foi promotor de patentes nos EUA, e assim conseguiu registrar e obter 24 patentes internacionais e indianas para fabricar os sapatos inteligentes de sua companhia.

Tudo começou, contudo, como um projeto de acessibilidade. Os sapatos foram pensados para auxiliar pessoas cegas a caminhar sem ajuda de hastes e bengalas – o nome dos sapatos é “Lechal”, que na Índia significa algo como “leve-me junto”. Nos testes, eles perceberam que os sapatos inteligentes também teriam boa função para quem enxerga normalmente.

Assim, os calçados seriam ideais para corredores, ciclistas e turistas que precisam de orientação de locomoção. Os sapatos vêm nas cores vermelha ou preta, e devem chegar ao mercado em setembro deste ano. Já antes mesmo do lançamento, a empresa já recebeu pedidos de 25 mil pares e pretende vender 100 mil até março do ano que vem."

Com informações do Canaltech.

Nenhum comentário: