Por que o Orkut teve sua morte decretada?

Orktut (Reprodução/ web)
Renato Rogenski, adNEWS

"No começo desta semana, mais precisamente na segunda-feira (30), Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, publicou uma nota oficial confirmando que o Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro deste ano.

Embora a rede social tenha praticamente caído no ostracismo para grande parte do público, a notícia de sua despedida gerou inúmeros comentário e debates em outras plataformas como Twitter e Facebook. Um grupo brasileiro até chegou a criar um movimento para impedir a morte do Orkut, que mesmo assim parece inevitável.

É evidente que uma hora ou outra esse final iria acontecer, principalmente levando em conta o dinamismo desse universo de plataformas da internet, no qual memes, aplicativos e redes sociais desaparecem tão rápido quanto à ascensão meteórica que atingiram. O Adnews ouviu a coordenadora de conteúdo da Agência Digi, Danielle Cruz, para entender essa derrocada da futura finada rede social.

Quais são os principais fatores que podem ter levado o Orkut ao fim?

Acredito que a chegada do Facebook tenha contribuído muito pra isso. A ferramenta era parecida – você tem um perfil onde pode compartilhar fotos, vídeos e adicionar seus amigos – mas oferecia algumas funcionalidades que o Orkut não tinha, como as mensagens privadas. Para as marcas, também era mais fácil ter uma página do que ter uma comunidade. Ao longo do tempo, o Facebook foi melhorando a usabilidade e tornando mais fácil a comunicação entre marcas e pessoas. Apareceram os jogos, mensagens em grupos, e outras possibilidades que tornaram o Facebook mais fácil e intuitivo.

A falta de capitalização da ferramenta e de relacionamento com as marcas podem ter sido fatores cruciais?

Sim! Foi o que eu disse na resposta anterior. No Orkut você até tinha algumas possibilidades de capitalização. Era possível anunciar diretamente dentro de alguns jogos, mas o Facebook também possibilitava isso.

Toda rede social é perecível? A mesma coisa tende a acontecer mesmo com plataformas mais consolidadas como Facebook e Twitter?

Acho que sim. Vivemos numa era em que a informação muda muito, e muito rápido. Hoje vemos outras plataformas mais específicas, como o Instagram, crescendo cada vez mais e absorvendo serviços que eram oferecidos por outros aplicativos. O Facebook tenta não ficar atrás adquirindo essas empresas. As plataformas precisam ouvir os usuários e entender suas necessidades. Caso contrário, podem perder espaço para outra rede social. É só aparecer algo mais interessante e que converse melhor com o público no momento atual.

As marcas se relacionam muito bem hoje com a comunicação no Facebook, mas o Orkut não conseguiu isso...

Várias marcas fazem hoje um ótimo relacionamento pelo o Facebook, dentro de suas necessidades. As marcas fazem tudo por suas páginas, desde venda até SAC – essa abrangência de serviços não existia no Orkut, que limitava o relacionamento das marcas apenas a criar um perfil, uma comunidade e administrar os tópicos. Acredito que as marcas também se adaptam aos meios. Na época, ninguém pensava que poderia surgir uma plataforma que tornasse o contato com o usuário tão interativo e rápido. Hoje sabemos que existe essa demanda, mas em 2004 não sabíamos.

Alguma outra rede social deve ocupar essa lacuna do Orkut ou ela já é ocupada inteiramente pelo Facebook?

Acho que o Facebook cumpre bem o papel atualmente, mas, como disse, nunca se sabe o que algum gênio vai criar a seguir.

Nenhum comentário: