Por medo de pirataria, Google Glass é banido dos cinemas britânicos


Jornal GGN

"O Google Glass está oficialmente banido de todos os cinemas no Reino Unido, país em que o Google acaba de disponibilizar a versão “explorer” do gadget. Há o receio de que o óculos de realidade aumentada da gigante de buscas do Vale do Silício seja usado por usuários mal-intencionados para fazer cópias piratas dos filmes, já que o dispositivo pode, com apenas um comando de voz, fazer fotos ou gravar vídeos – além de realizar outras funções, como ler e-mails e acessar a Internet.

A gravação clandestina nos cinemas é a fonte de mais de 90% de todos os filmes copiados ilegalmente, o que torna o receio do Glass ainda maior, já que pode facilitar a cópia nas salas de cinema. “Os clientes serão convidados a não usá-los em salas de cinema, estando ou não o filme em exibição”, diz Phil Clapp, presidente-executivo da Associação dos Expositores de Cinema. A cadeia de cinemas Vue informou que vai solicitar que os clientes removam os óculos “logo que as luzes se apagarem”.

Embora o óculos mostre uma luz quando está gravando algo, já houve casos em que um cliente teve de retirá-lo em um cinema de Leicester Square, pois a equipe não poderia monitorar se ele estaria ou não gravando. As baterias do Glass desligam após 45 minutos de gravação contínua, o que torna improvável que alguém pudesse capturar um filme inteiro. Mas os grupos especializados em pirataria podem combinar vídeos e sons provenientes de fontes diferentes para compor as cópias ilegais para venda ou upload digital.

Algumas redes de cinema já usam “guias” para detectar “piratas”. Clientes suspeitos, em muitos casos, sentam-se no centro da sala de cinema e protegem-se com cúmplices, que sentam em cada lado deles. Alguns têm usado até crianças pequenas para disfarçar suas intenções.

Outros locais de entretenimento ainda estudam como se proteger. Até mesmo hospitais também já orientam visitantes a remover dispositivos móveis e vestíveis para proteger a privacidade de pacientes. O próprio Google lançou uma cartilha de boas maneiras aos usuários. Em um dos trechos, a empresa informa: “Se você for solicitado a desligar o telefone, desligue o Glass também”.

Com informações do The Independent.

Nenhum comentário: