As “novinhas que ousam” no portal R7


"R7 explora sexualidade de adolescentes e mostra fotos de “novinhas que ousam”. “Pouca idade e pouca roupa”, diz o anúncio da galeria de imagens com meninas famosas que o portal levou ao ar

Igor Carvalho, Fórum / Pragmatismo Político 

Na madrugada da última quinta-feira (19), o portal R7 levou ao ar uma galeria de imagens com fotos de jovens e adolescentes famosas, que segundo o site “ousam nas redes sociais”. A chamada para a “matéria” já é apelativa. “Pouca idade e pouca roupa? Veja quem são as 10 novinhas que causam polêmica com seus looks!”

Jarid Arraes, feminista e responsável pelo blogue “Questão de gênero” questionou o conteúdo. “Eu gostaria de questionar a pessoa responsável por essa “matéria” a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente, pois não me parece responsável e protetora a atitude de expor meninas de menos de 14 anos ao julgamento de um público que vai avaliar seus corpos, suas roupas e opinar sobre o caráter e sexualidade das mesmas.”

Na galeria, o portal chama a atenção dos seus leitores para as “poucas roupas” de adolescentes como a filha do ex-jogador Romário, Dada Favatto, de 16 anos, da atriz Larissa Manoel, de 13 anos, e da filha da cantora Kelly Key, de apenas 14 anos.

Jarid critica a tentativa do portal de criar um fato com uma abordagem sensacionalista para algo corriqueiro. “Qualquer menina que foi criança no anos 80 e 90 usou short curto, isso não é fenômeno atual. Se essas meninas usam roupas curtas, é porque a moda, o clima e a cultura do nosso país permitem, no sentido de que torna isso possível. Não é nenhum ato bizarro ou contra a lei.”

A blogueira lembra que o portal age na ilegalidade. “Se um misógino assedia uma garota de 13 anos, ele é o errado e ponto final. E, novamente, preciso relembrar: é crime.”

Nenhum comentário: