Sistema usa abelhas para detectar doenças como o câncer

As abelhas podem diagnosticar com precisão e em estágio inicial uma grande variedade de doenças.
Do Ciclo Vivo

"A designer portuguesa Susana Soares desenvolveu uma tecnologia que utiliza abelhas para identificar doenças como o câncer. O sistema é simples e as análises são feitas a partir da respiração humana, sem ser agressiva ao paciente e sem a necessidade de aparelhos caros.

De acordo com a página oficial do projeto, as abelhas podem diagnosticar com precisão e em estágio inicial uma grande variedade de doenças, entre elas: tuberculose, câncer de pulmão e de pele e diabetes. Para isso, basta que as abelhas sejam treinadas através da técnica conhecida como reflexo de Pavlov, que leva apenas dez minutos.

Diante desta enorme capacidade das abelhas, Susana criou o detector de enfermidades apelidado de “Bee’s”. O sistema é simples. Com um design discreto, o objeto é semelhante a uma câmara portátil de vidro. Dentro dela existem dois compartimentos, um deles usados para que o paciente assopre e outro para manter as abelhas.

Foto: Divulgação
Através do odor exalado dentro da câmara, as abelhas reagem de forma diferente se for identificada alguma anomalia. As doenças também podem ser identificadas a partir do odor liberado pelas glândulas apócrinas, presentes nas axilas humanas.

Foto: Divulgação
 Para garantir a sustentabilidade do sistema e não prejudicar os insetos utilizados, após a realização do diagnóstico clínico, as abelhas são liberadas, retornando às colmeias. Durante o treinamento elas são alimentadas com uma solução de água e açúcar e expostas a um tipo específico de odor."

Nenhum comentário: