As marcas de chocolate mais citadas no Twitter

As marcas de chocolate mais citadas no Twitter (Reprodução)
Redação, Adnews

Ovos para comer de colher, trufados, caseiros, com brinquedo dentro, dos mais diversos personagens, formatos e sabores são algumas das opções que os consumidores têm para comprar e ganhar nesta Páscoa, sem contar a infinidade de barras de chocolate. O assunto que ganhou relevância nas redes sociais é tema do estudo da E.life, que reuniu e analisou 111,5 mil posts e 82.120 internautas, no período de 26 de março a 08 de abril de 2014.

Os ovos de Páscoa se destacaram no boca a boca sobre chocolate durante o período monitorado, com 91,7% dos depoimentos. As barras de chocolate foram citadas em 9,9% e 2,1% dos posts comparavam os dois produtos. Já com relação ao perfil dos internautas, 69% são mulheres e 31% são homens. A região sudeste representa 55% desse público.

Mas o que os internautas estão falando sobre o assunto? Segundo a E.life, os depoimentos estão ligados ao desejo de comprar ou ser presenteado. Eles utilizam as redes para informar o que gostariam de receber, colocando a sugestão de presente, e muitas vezes fazendo brincadeiras com seus seguidores.

Os internautas também usaram o Twitter para anunciar o que compraram para a Páscoa e para reclamar sobre os preços. No estudo desse ano, por exemplo, assim como já tinha sido observado pela E.life em 2013, o maior número de retuites está relacionado aos preços – geralmente com críticas ao valor cobrado. O número de consumidores que sugere o boicote aos ovos em favor das barras de chocolate, mais baratas, continuou expressivo. Esse ano, porém, a maioria defendeu que o ovo deve custar mais caro, criticou o movimento e taxou de chatos os que compararam os dois itens.

“O consumidor está cada vez mais exigente e tem utilizado as redes sociais para manifestar tanto seus desejos quanto insatisfações,” comentou Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life. “É muito importante que as empresas utilizem essas ferramentas para conhecer e entender melhor o seu público e desenvolver ações específicas”, completa.

O que se fala sobre as marcas

As marcas que aparecem em destaque são Cacau Show, com 4.222 citações, Ferrero, com 939 menções e Lacta, com 605. Durante 14 dias foram monitoradas as 11 principais marcas no mercado: Amor aos Pedaços, Arcor, Brasil Cacau, Cacau Show, Ferrero, Garoto, Havanna, Kopenhagen, Lacta, Nestlé e Ofner.

No comparativo com 2013, Cacau Show, Ferrero, Lacta e Nestlé se mantêm nos quatro primeiros lugares. A mudança ficou por conta da Garoto e da Kopenhagen, que inverteram as posições, mas tiveram praticamente o mesmo número de citações com relação ao período anterior. Amor aos Pedaços e Ofner, que não foram citadas no estudo do ano passado, entraram nas últimas posições do ranking, à frente da Havanna.

Cacau Show - O ovo trufado é o mais lembrado pelos internautas, sobretudo nas versões maracujá e brigadeiro.

Ferrero - O ovo da Ferrero Rocher foi o mais comentado pelos internautas, seguido pelo Kinder.

Lacta - A presença da Lacta como terceira marca mais comentada se deve à ação do Procon RJ que recolheu das prateleiras o ovo Bis Xtra por conter a frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”. O produto foi acusado de promover o bullying. Dias depois, a empresa entrou em acordo com a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, que autorizou a venda. As barras de chocolate da marca também foram lembradas pelos internautas.

Nestlé - O tema de maior destaque foi o pronunciamento da marca a respeito da diferença de preços entre ovos de páscoa e barras de chocolate. Um consumidor fez um post no Facebook comparando o preço do ovo de Páscoa Alpino com o da barra do mesmo chocolate, e a Nestlé decidiu se defender. A empresa explicou, em nota, que fatores como mão de obra, embalagem, transporte especial e armazenamento justificam o preço mais caro do ovo.

Garoto - Internautas criaram uma petição no site Change.org solicitando a criação de um ovo de páscoa do personagem Harry Potter. As barras de chocolate da marca também são lembradas pelo público, muitas vezes como opção aos ovos de páscoa."

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