“4D”: nova tecnologia permite sentir objetos virtuais

Jornal GGN

"Uma nova tecnologia pode levar o mundo dos dispositivos 3D a um novo patamar. Uma startup britânica está desenvolvendo uma tecnologia em que seria possível simular a sensação tátil de objetos virtuais, ampliando a experiência do usuário e tornando real a realidade alternativa de filmes como “Minotity Report”.

A empresa Ultrahaptics está usando ondas de ultrassom para simular o corpo físico dos objetos que o usuário estaria “tocando”, ao mesmo tempo em que os gestos de toque servem de comandos ao dispositivo para reagir aos movimentos. Com a tecnologia, não haveria a necessidade de controles físicos como acontece, por exemplo, em consoles de jogos como Nintendo Wii e Kinect: o usuário pressionaria ar nas mãos, criando sensações diferentes para cada dedo.

“Você realmente sente como se estivesse interagindo com uma coisa e recebe resposta tátil imediata”, afirma Tom Carter, cofundador da empresa, em entrevista ao MIT. Ele abriu a Ultrahaptics com tecnologia baseada em pesquisas conduzidas em conjunto com colegas da Universidade de Bristol, onde estuda ciência da computação.

O responsável pela novidade afirma que tudo ainda está em fase de experimentação, mas a estimativa é de que a nova tecnologia seja rapidamente aprimorada e colocada ao mercado no período de dois anos, de acordo com Carter."

Nenhum comentário: