São Francisco é a primeira cidade dos EUA a proibir água em garrafas plásticas

A mesma atitude tem sido replicada em outras localidades.
Redação CicloVivo

"A cidade norte-americana de São Francisco, na Califórnia, deu mais um exemplo para o mundo em termos de desenvolvimento sustentável. A partir de outubro deste ano, estarão banidas as vendas de água em garrafas plásticas para uso individual.

Após cobranças e protestos realizados por ativistas, as autoridades locais entraram em um consenso e determinaram que só poderá ser comercializada água em garrafas plásticas que comportem mais de 600 ml.

A medida pretende reduzir os impactos ambientais gerados para a fabricação do PET e também de seu descarte. “Todos nós sabemos da importância de se combater as mudanças climáticas, São Francisco tem liderado a luta por nosso meio ambiente”, declarou o Presidente do Conselho de Supervisores, David Chiu, que também foi quem criou a lei.

Durante sua fala ao San Francisco Bay Guardian, o líder também mostrou uma garrafa com 25% de sua capacidade preenchida com óleo, para representar a quantidade de petróleo usada na fabricação e transporte de garrafas d’água.

Chiu lembrou que antes da década de 90 as garrafas plásticas quase não eram utilizadas, portanto não são itens necessários para manter a qualidade de vida da população.

A mesma atitude tem sido replicada em outras localidades. Ainda nos EUA, a Universidade de Seattle proibiu o comércio das garrafas de água em seu campus. Na Austrália, a comunidade de Bundanoon foi a primeira a banir a água engarrafada."

Um comentário:

raphaelmoras disse...

Nao foram banidas, apenas o governo se comprometeu a nao comprar mais garrafas plasticas com agua.

"San Francisco continues to lead the way in the nation's environmental policy, with the Board of Supervisors on March 4 voting unanimously to bar the city from buying plastic water bottles and to ban distribution of plastic water bottles smaller than 21 ounces on city property starting Oct. 1. The ban excludes city marathons and other sporting events."