Britânicos criam máquina que reduz em 90% consumo de água

A técnica ainda permite economizar energia. Um processo de lavagem simples e ecológico
Ciclo Vivo

"Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, desenvolveram uma técnica que torna as lavagens de roupa muito mais econômicas. Trata-se da substituição de sabão e água por milhões de gotas de polímeros, que são capazes de retirar manchas e odores.

A invenção dos britânicos ganhou forma com a criação de uma máquina de lavar roupas. A “Xeros” é o equipamento da empresa de mesmo nome, que permite um processo de lavagem simples e ecológico. Para utilizá-la, o cliente deve adicionar os polímeros, um pouco mais do que um copo de água e gotas de um detergente fabricado pela própria companhia.

Durante a limpeza, os polímeros se polarizam e atraem as partículas de sujeira – criando um “lamaçal”, que, por sua vez, é sugado e as gotas são separadas para serem reutilizadas.

Segundo o Olhar Digital, além de economizar 90% da água, o produto também consome pouca energia e os polímeros ainda podem ser reutilizados em 500 lavagens. Não bastasse todas essas vantagens, os polímeros também são recicláveis.

A lavadora Xeros também sai na frente dos modelos tradicionais pelo fato de não haver necessidade de separar as peças pela cor, todas podem ser lavadas em um só processo. De acordo com a desenvolvedora, se todos os britânicos adotassem o produto, sete milhões de toneladas de água seriam poupados semanalmente.

Não há previsão para a máquina ser comercializada para uso doméstico."

Um comentário:

Anônimo disse...

Duvidoso ! Quantos litros de água são gastos para produzir 1 Kilo desse polímero?