Site usa tecnologia para engajar comunidades

Foto: Fabrício Cruz / Como Podemos
Patricia Gomes, O Porvir / Envolverde


Site usa tecnologia para engajar comunidade

“A pessoa cadastra o desafio, mobiliza sua rede e vai montando de forma colaborativa o plano de ação com as atividades necessárias para realizar o projeto, estipulando prazos e recursos. Na medida em que as ações vão sendo realizadas, o pessoal vai compartilhando os resultados. Todos os desafios ficam abertos na plataforma e qualquer pessoa pode colaborar”, resume Leal.

 Dentro da plataforma, esses passos estão distribuídos por três etapas: a de ideias inspiradoras, para compartilhar links, imagens e vídeos que tragam sugestões de como resolver a questão; a de ações planejadas, em que grupos podem se formar em torno de uma ou mais ações em datas combinadas; e a de experiências partilhadas, em que os resultados das ações são registrados.

Os organizadores da plataforma acompanham todo o processo, alimentando as discussões e dando dicas do que pode ser feito. Tudo isso a partir da metodologia do design social, em que a solução para um problema real vem de uma construção coletiva e pode ser prototipada a partir de materiais simples e baratos. Para estimular a inserção de novos desafios na plataforma, Leal e sua equipe estão organizando uma série de oficinas em que explicam o conceito de design social e mostram como cada um pode se responsabilizar por resolver um problema de seu bairro. “Acreditamos no uso do design para a autonomia e como ferramenta de transformação social”, diz Leal, que, de tão apaixonado pela capacidade do design para resolver problemas locais e empoderar jovens, está desenvolvendo também uma tese de mestrado sobre o assunto.

O Como Podemos foi uma das iniciativas vencedoras do desafio Tecnologias que Transformam, lançado pela Fundação Telefônica. Com os R$ 10 mil que ganharam, investiram no desenvolvimento do site. Agora o desafio é criar um modelo de negócio rentável, mantendo o acesso aos desafios gratuitos. Dois caminhos para geração de receita em que têm apostado é na divulgação de marcas parceiras e no desenvolvimento de oficinas sobre design social para empresas.

Confira vídeo que apresenta a plataforma:

Nenhum comentário: