Sul-coreanos criam material eficiente que elimina poluição do ar




“Um grupo de pesquisadores da Universidade Hanyang de Seul, na Coreia do Sul, criou um material  capaz de absorver o dióxido de carbono e outros gases poluentes da atmosfera, de maneira eficiente e seletiva. Mediante ao uso do grafeno, uma das formas mais puras do carbono, os especialistas desenvolveram uma nova membrana, que permite a captação de diversos gases, separadamente.

O anúncio da criação do novo material foi realizado na última sexta-feira, pelo Ministério de Ciência da Coreia do Sul, que acredita que a nova técnica terá menores custos de uso do que as empregadas atualmente.

Durante as experiências, os cientistas alteraram o tamanho das moléculas utilizadas para capturar o dióxido de carbono – segundo informou a equipe, os polímeros usados nos dias de hoje conseguem evitar que o gás seja emitido na atmosfera e até controlar sua concentração, mas estes materiais ainda têm restrições para separar o CO2 de outros elementos mais difíceis de serem sintetizados – a exemplo do hidrogênio.

Em uma publicação sobre a nova alternativa de purificar o ar na revista norte-americana Science, os pesquisadores declararam que o método recém-criado tem como diferencial a difusão seletiva dos gases, devido ao tamanho das moléculas utilizadas no processo. Assim, o grupo afirmou que é possível controlar o fluxo de elementos durante a purificação do ar, por meio do empilhamento das camadas de grafeno.

Os responsáveis pelo novo mitigador de gases poluentes afirmaram que, em até três anos, a tecnologia chegará ao mercado. "Vamos realizar estudos e provas adicionais de eficiência para poder comercializar em breve esta tecnologia", disse o responsável pelo centro sul-coreano de pesquisa e desenvolvimento para a captura de carbono, Park Sang-do, em declarações à agência "Yonhap". Com informações da Exame.”

Nenhum comentário: