Tigres e outros grandes felinos já nascem 'assassinos', aponta estudo


Tigre-siberiano ('Panthera tigris altaica') foi um dos felinos a ter DNA estudado (Foto: Laura Bertola/Nature)
Dieta carnívora e força muscular dos animais são pré-definidas por genes. Cientistas sequenciaram genoma de tigre-siberiano, leão africano e outros.

Do G1

Os tigres e outros grandes felinos já nascem com instinto "assassino", revela um novo estudo feito pelo Instituto de Genoma Pessoal da Coreia do Sul, que sequenciou pela primeira vez o DNA completo desses animais. Os resultados foram publicados na revista "Nature Communications" desta terça-feira (17).

Segundo os autores, liderados por Jong Bhak, a dieta carnívora e a força muscular desses felinos são pré-definidas por determinados genes, que passaram por uma "adaptação predatória". Os cientistas sequenciaram o genoma do tigre-siberiano, do tigre-branco-de-bengala, do leão africano, do leão branco africano e do leopardo-das-neves.

Para isso, foi usado o DNA de um tigre de 9 anos que vive no Zoológico Everland, na Coreia do Sul, e quatro outros grandes felinos.

As sequências poderão fornecer um recurso valioso para investigar a diversidade genética e favorecer a preservação desses animais, na opinião dos pesquisadores. Além do instituto sul-coreano, participaram do estudo universidades e instituições da China, Rússia, Namíbia, África do Sul e Arábia Saudita.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: