Kiribati vai desaparecer: Dentro de 50 anos o mar cobrirá o arquipélago


O anúncio é chocante: o Presidente Anote Tong, da República de Kiribati, declarou que seu país tem os anos contados, de 30 a 60 no máximo. A elevação do nível do mar, provocada pelo aquecimento global, condena essa nação feita de ilhas à extinção

Brasil 247 / Oásis

Nação independente, Kiribati é um grupo de ilhas e atóis da Oceania, situado sobre a linha do Equador, a nordeste da Austrália. Todo o arquipélago está ameaçado de desaparecimento pela elevação do nível do mar que, naquela região, é de cerca 10 milímetros ao ano. O fenômeno, causado pelo aquecimento global, provoca tanto a erosão do litoral do arquipélago quanto a contaminação dos seus lençóis de água potável, indispensável para que a vida humana persista nessas pequenas porções de terra distantes de tudo e de todos.

Para documentar a situação das ilhas Kiribati, o fotógrafo David Gray viveu alguns meses com a população dessa nação insular no coração do Oceano Pacífico.

As ilhas Kiribati (pronuncia-se ki-ri-bas) são um lugar remoto situado sobre a linha do Equador, no Oceano Pacífico. É composto de 33 ilhas e atóis coralinos. Difícil de ser alcançado, pouco turístico e profundamente religioso, esse país insular é mais oceano do que terra, com uma miríade de barreiras coralinas povoadas de peixes multicoloridos e vários restos de naufrágios da segunda guerra mundial. As águas territoriais das Kiribati constituem uma superfície quase igual à área da Argentina e do Chile unidos, enquanto a superfície total de suas terras é pouco maior que a da cidade de Nova York.”
Fotos: David Gray
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: