Livro “Eu Amo Bike” traz 50 histórias e fotos de ciclistas brasileiros



“Terezinha pedalou por 70 quilômetros aos 70 anos para pagar uma promessa no interior do Goiás. O advogado Andre, de São Paulo, vai para o trabalho todo dia de terno, gravata e bike. Para Francimar, a melhor coisa do mundo é passear com o filho no quadriciclo de quatro metros que ele mesmo construiu. A aposentada Romilda já ganhou 10 vezes o concurso da bicicleta mais bonita de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Kayo cruzou a Amazônia de bike para visitar seu pai – e segue na estrada, 800 quilômetros depois. Por ser cega, Andressa, de 12 anos, achou que nunca pedalaria – mas o impossível aconteceu.

Essas são algumas das 50 histórias reais contadas no livro Eu Amo Bike, recém-lançado pela Editora MOL. São homens e mulheres de todas as idades, origens e estilos de vida, de norte a sul do Brasil, com uma única paixão em comum: a bicicleta. Ativistas, trabalhadores, cycle chics, inventores, atletas, turistas e outras pessoas incríveis contam as lições que aprenderam sobre duas rodas e compartilham suas dicas para o leitor também se apaixonar.

Em uma época em que a bicicleta está sendo redescoberta, ganhando as ruas e as manchetes como ícone da sustentabilidade, bandeira política e acessório da moda, o livro retrata a diversidade de brasileiros quem têm visto sua vida ficar mais saudável e feliz no giro cadenciado dos pedais.

Para compor esse amplo panorama, a produção da obra envolveu uma equipe de 40 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, produtores e designers de todas as regiões do país. Além dos 50 perfis – todos ilustrados com fotos coloridas –, o livro apresenta 50 razões para amar bicicleta, 50 dicas para começar a pedalar e um infográfico com as principais peças e tipos de bike.

Quem compra, ajuda

Mais do que inspirar o uso da bicicleta, a publicação quer contribuir para a construção de um país com melhor mobilidade urbana. E isso acontece com a participação dos leitores. É que, mais do que um livro, Eu Amo Bike é uma ação social: parte da renda é revertida para organizações que trabalham pela causa da bicicleta – as ONGs Ciclocidade (www.ciclocidade.org.br) e Transporte Ativo (www.ta.org.br) e o movimento Vá de Bike (www.vadebike.org).
A publicação já está à venda pela internet, no Facebook 

(fb.com/livroeuamobike), por R$ 39. A página na rede social conta com conteúdo exclusivo e compartilhamento de informações úteis e inspiradoras para quem quer viver o mundo da bicicleta. Na segunda quinzena de maio, o livro chega às principais livrarias do país.

Eu Amo Bike é um lançamento da Editora MOL, uma jovem empresa de produção de conteúdo que acredita que contar histórias reais é a forma mais poderosa de conectar pessoas, inspirar mudanças e transformar vidas. Especializada em publicações sociais, a empresa produz a revista Sorria, iniciativa premiada que, além de ser a segunda revista mais vendida do país de forma avulsa segundo o IVC, já doou mais de R$ 10 milhões para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e para o Instituto Ayrton Senna. Para saber mais, acesse www.revistasorria.com.br.

O título Eu Amo Bike é o primeiro de uma série de livros com perfis de brasileiros que compartilham uma mesma paixão. As novas obras, voltadas aos mais variados temas, já estão em pré-produção: Eu Amo Futebol, Eu Amo Cachorro e Eu Amo Rio são alguns dos títulos que virão. Para saber mais sobre o trabalho da empresa, acesse www.editoramol.com.br."

Nenhum comentário: