Formiga pote-de-mel: um exemplo de solidariedade


Foto: site Mais Natureza

Com o pensamento de um grupo, elas alimentam umas às outras


Uma, entre as mais de 12.585 espécies de formigas que habitam o nosso planeta, chama a atenção pela sua incrível generosidade. A formiga pote-de-mel pode ser encontrada em áreas desérticas da África, América do Norte e Austrália.

Após as chuvas dessas regiões cessarem, as plantas produzem uma quantidade grande de néctar que serve como alimento para estes insetos. Mas, como isso ocorre apenas em certos períodos, como poderiam elas sobreviverem aos demais dias sem alimento? É ai que o espírito coletivo aparece.

Para passar tranquilamente os tempos de seca, algumas formigas são escolhidas para funcionar como uma espécie de reservatório. Acumulam, em seu abdômen, o máximo que podem de néctar, atingindo, as vezes, a dimensão de uma uva - dificultando, inclusive, a sua locomoção. Após fazerem isso, elas voltam para o formigueiro subterrâneo.”
 
Foto: Greg Hume, modificada por Aurélio A. Heckert
Quando a comida do deserto acaba, elas regurgitam o conteúdo armazenado, alimentando assim todo o resto do bando e voltando normalmente à sua vida diária. A escolha dessas formigas “reservatórios” se dá devido àquela que tem o corpo mais robusto dentre todas as outras operárias.

Esta espécie consegue facilmente se relacionar com os outros tipos de formigas, independente de seu habitat. Elas são, assim como as outras, mais um exemplo de como sobreviver em sociedade. Com bastante organização, divisão de tarefa e espírito coletivo elas passam tranquilamente pelas adversidades da vida.”

5 comentários:

Bala disse...

Solidariedade? Espírito coletivo? Meu amigo, trata-se de formigas, que possuem um sistema nervoso extremamente rudimentar e agem motivadas única e exclusivamente por programação genética. Não têm a menor idéia do que estão fazendo.
Mas hoje em dia é assim.... tem gente que coloca a vida de passageiros em risco para não atropelar uma pomba. Ninguém mais percebe a sutil diferença entre uma coisa e outra... ;)

Anônimo disse...

Camarada, elas tem idéia do que estão fazendo sim. Apesar de não ser solidariedade o que ocorre.
Aquilo é instinto de sobrevivência e organização social delas.

Anônimo disse...

Não somos diferente dessas formigas aí, a final de contas nos matamos de trabalhar para que nossos políticos tenham uma vida boa!

Anônimo disse...

Acho ridículo tentar comparar o ser humano com as formigas e outros animais que vivem em colônia... o principio básico da nossa evolução como espécie foi a competição entre indivíduos, é por esse motivo que nossa fala é mais complexa que a de outros animais, que temos características próprias e habilidades como cantar, dançar, etc.

Deya Dias disse...

Incrível isso!
Solidariedade ou não, isso eh um exemplo a ser seguido, animais "irracionais"....
Engraçado ne???