Uso de aquecedores solares no “Minha Casa, Minha Vida” pode economizar 741 GWh/ano


Ciclo Vivo
 
‘Em 2012, os 8,4 milhões de metros quadrados de coletores solares instalados no país geraram um total de 5.714 GWh de energia, volume que corresponde a 1,3% do consumo nacional, e pouco abaixo da energia elétrica necessária para abastecer o consumo anual de uma cidade como Brasília com 2,5 milhões de habitantes.

Esse montante produzido representa uma demanda de energia que deixou de exigir o acionamento de usinas hidrelétricas e termelétricas no horário de pico para aquecimento da água de banho. Outro benefício é preço mais competitivo, sem o impacto ambiental das fontes convencionais de geração de energia.

Mas, a economia proporcionada pelo uso aquecimento solar pode ser muito maior. É com esta visão que o DASOL (Departamento Nacional de Aquecimento Solar) da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) está propondo ao governo a ampliação do uso de aquecimento solar no Programa Minha Casa Minha Vida, o que significa explorar mais o potencial da energia solar térmica. A proposta é levar o aquecimento solar a 1,45 milhão de moradias do Programa.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: