Proporção de brasileiros com acesso à internet mais do que dobra de 2005 a 2011


Flávia Villela, Agência Brasil
 
“Quase metade da população brasileira com 10 anos ou mais de idade (46,5%) acessava a internet em 2011, segundo estudo divulgado hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é mais do que o dobro do percentual registrado em 2005, quando aproximadamente 21% da população haviam acessado a internet nos últimos três meses por computador ou notebook. No mesmo período, a população nessa faixa etária cresceu 9,7%.

Os dados fazem parte do levantamento Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, a diminuição das desigualdades é  a principal contribuição para o aumento expressivo da inclusão digital no país.

“Todo esse processo que o país tem vivido nos últimos anos de redução da pobreza, [de] aumento da qualidade do emprego, do poder de compra, esse conjunto de fatores socioeconômicos tem propiciado a essa população maior acesso à internet”, destacou, ao ressaltar que o aumento da escolaridade foi decisivo para o crescimento do número de internautas. “[Mesmo] sem saber ler nem escrever, você tem acesso à televisão, [mas] à internet, não. Você tem que saber ler e escrever e saber o que fazer ali dentro”, enfatizou.

Nos últimos anos, houve avanços em todas as regiões. Mas o Norte e o Nordeste tiveram os aumentos mais significativos no número de pessoas navegando na internet, embora ainda sejam as regiões com os menores índices de acesso do país, segundo o coordenador da pesquisa.

“As regiões Norte e Nordeste tinham pouco mais de um terço da população acessando a internet em 2011, mas o avanço nessas regiões foi bastante expressivo. Alagoas, por exemplo, passa de 7% para quase um terço [34,3%] da população acessando a internet, 400,3% de aumento”, comentou ele, lembrando que, em 2005, Alagoas era a cidade com o menor percentual.

Se em 2005 aproximadamente 12% da população dessas regiões haviam acessado a internet nos últimos três meses, o percentual saltou para 35,4% no Norte e 34% no Nordeste. O percentual triplicou, enquanto nas demais regiões o índice, em média, duplicou entre 2005 e 2011. Entretanto, em 2011, os percentuais do Norte e do Nordeste estavam bem abaixo dos registrados nas regiões Sudeste (54,2%), Centro-Oeste (53,1%) e Sul (50,1%).

O Distrito Federal (DF) é a unidade da Federação com os maior percentual de internautas, com  71,1% da população conectada à internet. “A configuração tanto de mercado de trabalho quanto de poder de compra justifica esse percentual tão grande em Brasília”, comentou o coordenador da pesquisa. “Se tirar Brasília, o percentual do Centro-Oeste cai muito”, disse Azevedo.

Depois do DF, vêm São Paulo, com 59,5%, e o Rio de Janeiro, com 54,5%. Entre 2005 e 2011, em números absolutos, houve aumento de 100,1%, 116,6% e 121,2% nessas unidades federativas, respectivamente.

Os estados com os menores percentuais de internautas em 2011 eram o Maranhão (24,1%), o Piauí (24,2%) e o Pará (30,7%). Esses percentuais representaram, em números absolutos, um crescimento de 244,9%, 151,1% e 242,7% desde 2005.’

Um comentário:

romildo disse...

oportunidade
Toda mudança começa através de uma oportunidade, apresentamos Blackdever. Uma oportunidade para você se realizar em todos os sentidos.

Um sistema universal para desenvolver negócios em escala mundial inovando dentro de industrias multimilionárias criando novos conceitos apoiados em tendências, ciências, tecnologia e sustentabilidade.

Três grandes indústrias: e-commerce, marketing multinível e financeiro.

Crescer e desenvolver seu negócio em escala nacional e internacional de maneira sólida e sustentável. Você prosperando e se realizando em uma comunidade global, suas recompensas entregues de forma extremamente rápida como nunca vistos antes dentro da indústria. Um Plano de carreira único, exclusivo e inovador.

Black Dever paga 5x mais bônus e é 5x mais rápido. Apaixonante!

Por apenas R$ 100,00 você já se posiciona, se antecipa e monta sua rede. Faça seu pre-cadastro com a nossa equipe, saia na frente e ainda receba indicações no seu ID.

Faça já seu pré cadastro!
LINK DE CADASTRO http://www.blackdever.com.br/
1º nome (patrocinador) – Romildo
ID 206215
Tire suas duvidas aqui: http://blackdever-mmn.blogspot.com.br/
Faça já seu pré cadastro!
LINK DE CADASTRO http://www.blackdever.com.br/
1º nome (patrocinador) – Romildo
ID 206215