Conheça as iniciativas ecológicas de 5 filmes norte-americanos

A empresa criou “Guia de produção sustentável” que orienta elencos e equipes com informações específicas de produção, recursos e melhores práticas. | Foto: Divulgação


“A empresa de entretenimento e comunicação NBC criou a iniciativa “Verde é universal” para apoiar, divulgar e lançar ações ecológicas. Uma das ações é projetar as instalações para a filmagem de filmes levando em consideração os princípios sustentáveis.

A empresa criou “Guia de produção sustentável” que orienta elencos e equipes com informações específicas de produção, recursos e melhores práticas. Veja alguns exemplos de filmes:

Les Misérables

No musical os miseráveis foram utilizados, principalmente, veículos híbridos, uma parte dos cenários foi construída com materiais reutilizados e os resíduos de alimentos foram recolhidos para compostagem. Também nessa produção, muitos itens foram doados.

Oblivion

O filme de ação, com Tom Cruise, contou com veículos híbridos para a redução de emissões poluentes, papeis reciclados e torres iluminadas com luzes LED. Nos bastidores, os transportes utilizados também eram de menor impacto ambiental. Foram utilizados produtos orgânicos e o departamento de som usou baterias recarregáveis ?em fones de ouvido e transmissores de microfone.

Uma ladra sem limites

Com título original Identity Thief, a produção do filme distribuiu garrafas de água e pratos reutilizáveis. Quando foi necessário utilizar descartáveis, optou-se pelos materiais de fácil decomposição. As roupas do departamento de figurino foram lavadas com água fria, para economizar energia, e com sabão biodegradável.

As locações foram pintadas com tintas de baixo COVs (Compostos orgânicos voláteis) e outras sem COVS, que, além de poluírem o ar, possuem substâncias cancerígenas. O filme estreia no Brasil nessa sexta-feira (10).

Admission 

Nesse filme, o uso de papel foi substituído por uma comunicação digital. Nos momentos em que ele era, realmente, necessário, a produção utilizou o 100% reciclado.

Também foram usadas garrafas de água reutilizáveis e os funcionários puderam encher seus frascos com os galões de água instalados no escritório e refrigerante.

Os produtos de limpeza e higiene eram todos ecológicos e os cenários também foram pintados com tintas de baixo COVs. Todos os resíduos do set foram reciclados o que representou uma taxa de reciclagem de 91%, de acordo com o departamento de construção.

Anna Karenina

Durante todo o filme buscou-se reciclar ou fazer a compostagem dos resíduos produzidos. O esforço resultou em uma redução de 95% de resíduos da produção. Também foram doados materiais, sempre que possível. Itens de construção e roups, por exemplo, foram doados a organizações locais sem fins lucrativos, escolas e centros comunitários.”

Nenhum comentário: