Projeto incentiva mulheres a usarem o skate como meio de transporte e lazer


O projeto desmistifica a ideia de que o skate é apenas um brinquedo para meninos. | Foto: Reprodução/Facebook

Redação, CicloVivo

“A fotógrafa Mariana Patriota criou o Projeto Provador, com o intuito de aumentar o número de mulheres que andam de skate pelas ruas. Realizado desde 2009 em várias cidades do Brasil e do mundo, o programa leva oficinas gratuitas que misturam fotografia, mobilidade urbana e esporte, além de dicas e palestras sobre bem-estar.

 Ao longo de sua existência, foram realizadas oficinas em várias cidades brasileiras, mas também em outros países, como Argentina, Itália, Holanda e até na Indonésia – tudo para divulgar o skate como um modal que pode ser utilizado por todos, desmistificando a ideia de que a prancha com rodas é apenas um brinquedo para meninos.

As oficinas contam com a participação de skatistas experientes voluntários, que dão aulas práticas e orientações para os participantes que querem aprender mais sobre o modal. Durante o evento, são realizadas aulas de ioga. Enquanto acontecem as ações, a fundadora do projeto produz ensaios fotográficos que retratam a interação da mulher com o skate, que sempre retratam cenas comuns, fugindo do convencional formato encontrado nos editoriais de moda.

Na página do Projeto Provador no Facebook, são postados os registros fotográficos dos eventos e mensagens para incentivar as mulheres a aderirem ao modal. Além disso, o espaço também serve para a divulgação de conteúdos de saúde, autoestima e beleza feminina.”

Nenhum comentário: