“A água é um recurso para a cooperação”


Thalif Deen, IPS / Envolverde

“Nações Unidas, 15/3/2013 – O que têm a ver educação, ciência e cultura com os recursos mais escassos e finitos do planeta? Muito, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que designou a Unesco como agência líder para promover 2013 como Ano Internacional da Cooperação na Esfera da água. Consultada pela IPS se a água é mais uma área de potenciais conflitos do que de coopeação, a diretora-geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Irina Bokova, afirmou: “A água atua como elemento unificador”.

Bokova destacou que a história demonstra que as disputas pela água são resolvidas inclusive entre os inimigos mais acirrados, e mesmo que o conflito possa envolver outros temas. “Alguns dos inimigos mais intransigentes do mundo negociaram acordos pela água ou estão em processo de fazê-lo”, destacou esta ex-chanceler búlgara que estudou nas universidades de Maryland e Harvard, nos Estados Unidos.

“Em geral, se diz que a água pode ser uma fonte de conflito. Mas na Unesco somos guiados pela ideia oposta. Queremos ver a água como um tremendo recurso para a cooperação, para o intercâmbio e o trabalho conjunto entre os Estados e as sociedades”, ressaltou Bokova, primeira mulher a liderar a Unesco, e espera-se que inicie um segundo mandato de quatro anos a partir de outubro.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: