Verão é época de exercícios ao ar livre



Redação, O que eu tenho / Envolverde
 
“Férias, sol intenso e temperaturas elevadas são um convite à exposição do corpo e, também, à prática de atividades físicas. Nem mesmo as pessoas mais sedentárias ficam imunes aos exercícios durante o verão. 
Entretanto, é necessário ter cuidados.

O primeiro deles, segundo Luciene Diniz, educadora física e professora da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), é fazer uma avaliação física e médica. “Respeita-se, dessa forma, a individualidade biológica, que deve atender ao perfil e aos objetivos de cada um.”

Para ela, o verão estimula os sedentários e oferece mais opções às pessoas que já treinam com regularidade. “Aqueles que não praticam exercícios ou que estão parados há muito tempo, devem observar alguns fatores importantes no início dos treinos, que é a característica progressiva. Por exemplo, ao optar por uma caminhada, duração, intensidade e frequência devem estar equilibradas.”

Como começar?

A especialista orienta a começar com um treino de adaptação, uma vez que o organismo precisa se condicionar. “O ideal são séries de curta duração com intensidade de baixa a moderada. Com o tempo, pode-se alterar um desses fatores. A quantidade de treinos na semana (frequência) também respeita tal aumento progressivo. No início, alternam-se dias de treino com de descanso”.
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: