Gatos matam bilhões de animais e ameaçam vida selvagem dos EUA


Os gatos são responsáveis pela morte
de 1,4 bilhão a 3,7 bilhões de pássaros,
diz estudo (Foto: BBC)

Estudo mostra que até gatos domésticos representam perigo para aves, esquilos e camundongos.

Do G1 / BBC

Os gatos estão entre as principais ameaças à vida selvagem nos Estados Unidos, matando bilhões de animais todos os anos - um número muito maior do que estimativas anteriores.

As conclusões são de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Smithsonian de Biologia e Conservação e do Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

Os autores estimam que os gatos são responsáveis pela morte de entre 1,4 bilhão e 3,7 bilhões de pássaros e entre 6,9 bilhões a 20,7 bilhões de mamíferos todos os anos.

Publicado no site "Nature Communications", o estudo diz que gatos de rua estão entre as piores ameaças, mas gatos domésticos também representam perigo.

Instinto matador

Segundo os cientistas, mais animais estão morrendo nas patas de gatos nos Estados Unidos do que em acidentes em estradas, colisões com prédios (no caso de animais que voam) ou envenenamento.

O instinto caçador de gatos domésticos tem sido bem documentado em muitas ilhas mundo afora, em que felinos foram responsabilizados pela extinção de 33 espécies.

Já o impacto dos gatos em áreas continentais tem sido pouco estudado.

Por isso, os cientistas fizeram uma revisão dos estudos realizados até então sobre a ação predatória dos gatos.

A análise revelou que o número de mortes provocadas por esses animais era muito mais alto do que o que se sugeria anteriormente. Eles descobriram que o número de pássaros mortos por gatos era quatro vezes do que se acreditava até então.

Pássaros nativos dos Estados Unidos estão entre os mais ameaçados, seguidos por animais como camundongos, ratos-do-campo, esquilos e coelhos.

Esquilos e coelhos
"Nosso estudo sugere que eles (os gatos) estão no topo das ameaças à vida selvagem americana", diz Pete Marra, do Instituto Smithsonian.

De acordo com os cientistas, gatos sem dono - que incluem gatos de rua e os que vivem soltos na natureza ou em fazendas - matam três vezes mais do que os domésticos. Mas eles afirmaram que, ainda assim, seus donos poderiam fazer mais para coibir a ação de seus animais de estimação.

"Esperamos que essa grande mortalidade de animais selvagens incentive as pessoas a manterem seus gatos dentro de casa e sirva de alerta para as autoridades", disse Marra.

A ONG britânica RSPCA, que atua na defesa dos animais, disse que o uso de uma coleira com um sino já reduz em até um terço as chances de um gato conseguir caçar outro animal.”

8 comentários:

Garota Colgatchy disse...

Que ridículo. Como se já não existisse gente o suficiente que fica envenenando os coitados dos bichanos por pura maldade. Eles estão somente seguindo seu instinto dentro da cadeia alimentar. Aliás, quem deveria estar no topo da destruição da fauna e flora seria o homem, não seria? Devíamos exterminar a raça humana então?
Esses "cientistas" deveriam procurar algo mais útil para fazer, como descobrir cura para doenças.

Adriana disse...

Penso da mesma forma

Anônimo disse...

......cura para doenças é complicado. Imagina o problema que uma cura para o câncer ou até mesmo para aids, causaria para a grande máfia farmacêutica?!
....e tb concordo que a raça humana é que precisa ser extinta.

Anônimo disse...

Então pq vc não se mata!???

Anônimo disse...

Meu cachorro matou infinitamente mais animais do que meu gato que nem uma barata pega direito. E não culpo o animal. É o instinto dele apenas e quanto ao cão, a raça dele foi feita por seres humanos que queriam um cão que caçasse. Se temos que culpar alguém, vamos culpar os seres humanos, porque controle de humanos ninguém faz. Olha quanto verme que nasce aí só pra ser mais um número e fazer mal aos outros seres vivos.

Anônimo disse...

Eu tento fazer a minha parte. Sempre que posso eu mato esses bichos. odeio gatos, normalmente tento pegar vivo pra mata-los prensados com a cabeça na morsa! Alguns aguentam até 20 voltas antes dos olhos saltarem das orbitas e terem a cabeça esmagada. Depois tiro a pele, que uso em artesanato e jogo fora o resto!

Anônimo disse...

Esse que diz que mata gatos não passa de um merda covarde incapaz de enfrentar alguém do tamanho dele. Se eu visse esse lixo humano enfiaria uma faca no meio dos olhos dele.

taty disse...

esse q mata os gatos c/ 1 morsa deve ter 10 anos d idade (nem q seja d mentalidade) e nem tem pêlo na bunda! é um merdinha, 1 pobre coitado, queria ver é na frente d 1 homem d verdade! e sobre os gatos, eles são criaturas adoráveis e apenas seguem seus instintos selvagens. seres humanos são muito mais letais p/ tudo e todos e ninguém dos governos fala sobre diminuição da nossa raça (pelo menos não abertamente) o q seria um grande favor ao planeta, pena q é impossível eliminar somente aqueles q realmente não contribuem em nada apenas desfavorece.