Sonda acha miniatura de rio Nilo em lua de Saturno


Vanessa Daraya, INFO Online

“A sonda Cassini, da Nasa, encontrou um rio Nilo em versão miniatura na superfície de Titã, a maior lua de Saturno. A imagem que mostra a descoberta foi divulgada na quarta-feira (12).

Esta é a primeira vez que a sonda conseguiu registrar imagens de um sistema fluvial dessas proporções e com tão boa resolução fora da Terra.

Segundo a Nasa, o curso hídrico tem 400 quilômetros de extensão. Embora o rio tenha alguns meandros, ele é praticamente reto e apresenta um curso na forma líquida.

A diferença entre o Nilo e o rio de Titã não está apenas em um deles estar na Terra e o outro em Saturno. O rio encontrado por Cassini não é composto por água, mas por hidrocarbonetos como o metano ou o etano.

De acordo com a Nasa, a trajetória do rio de Titã é praticamente reta. Isso indica que o rio segue uma fratura presente na superfície da lua de Saturno. Essas fraturas não significam que exista uma tectônica de placas em Saturno, como acontece na Terra. Mas elas podem levar à formação de bacias e de grandes mares.

Titã é o único corpo celeste em que já foi detectada a presença de líquido em sua forma estável sobre a superfície. Apesar da possibilidade de vida, a temperatura no local é muito baixa. O único líquido que existe em maior abundância na superfície é o metano. Embora tenha uma riqueza em elementos orgânicos, as condições na superfície são muito geladas. Esses fatores também dificultam a exploração da lua pela Nasa.

Cassini foi lançada em outubro de 1997 com destino a Saturno para estudar toda a complexidade de anéis e luas em torno do planeta. A sonda completou sua missão inicial de quatro anos para explorar o sistema do planeta em junho de 2008. A primeira missão estendida, chamada de Cassini Equinox Mission, também acabou em setembro de 2010. A extensão atual da missão vai até setembro de 2017, com o solstício de verão saturniano.”
Imagem: Nasa/JPL-Caltech

Nenhum comentário: