Relatório apresenta 126 espécies descobertas no Sudeste Asiático


Tipos de plantas e animais foram identificados na bacia do Mekong. Maior parte das espécies já está ameaçada, dizem pesquisadores.

Do G1 / AFP

Um relatório apresentado nesta terça-feira (18) por cientistas organização ambiental WWF traz 126 novas espécies registradas ao longo de 2011 no Sudeste Asiático. A lista é dominada por plantas, mas inclui animais desde uma rã que canta como um pássaro até um morcego assustador.

As espécies foram descobertas na bacia do rio Mekong, que engloba Camboja, Laos, Myanmar, Tailândia, Vietnã e da província chinesa de Yunnan, no sudoeste do país.
Morcego foi descoberto na região central do Vietnã (Foto: Gabor Csorba/WWF/AFP)
Segundo o relatório, a maior parte dessas espécies já está sob risco de extinção. As principais causas para isso são o desmatamento e a construção de barragens de grande porte no Mekong, que alteram todo o ecossistema da região, considerado um dos mais diversos do mundo.

“A boa notícia são as descobertas. A má notícia é que está cada vez mais difícil [trabalhar] no mundo da conservação e da sustentabilidade ambiental”, resumiu Nick Cox, gerente do Programa de Espécies da Bacia do Mekong no WWF.
Sapo recebeu o nome de 'yin-yang' pelo desenho dos olhos (Foto: Jodi J.L. Rowley/WWF/AFP)

Nenhum comentário: