Nascimento de equidnas traz fato inédito sobre a espécie, diz zoo

Fêmeas tiveram filhotes com 4 anos de idade, diz ministro australiano. Até agora, maturidade reprodutiva de espécie era estimada aos 5 anos.

Globo Natureza / G1

Veterinários do Zoológico de Perth, na Austrália, anunciaram o nascimento de dois filhotes de equidna recentemente. O evento traz um fato inédito sobre a reprodução da espécie, já que os filhotes nasceram de fêmeas com quatro anos de idade, disse o ministro do Meio Ambiente australiano, Bill Marmion.


Filhote de equidna nascido no Zoológico de Perth, na Austrália (Foto: Divulgação/Perth Zoo)
"Até agora, acreditava-se que fêmeas de equidna não atingiam a maturidade reprodutiva antes dos cinco anos. Então estes nascimentos jogam nova luz sobre a reprodução da espécie", afirmou Marmion ao site do zoo.

"Este fato e outras informações, obtidas com o monitoramento dos equidnas e e câmeras de vídeo, estão trazendo novos conceitos sobre o comportamento reprodutivo dos animais", disse o ministro.
Nascimento de filhotes de equidna trouxe fato novo sobre a reprodução da espécie, diz ministro australiano (Foto: Divulgação/Perth Zoo)
Os filhotes Babbin e Nyingarn são mestiços de equidnas de bico curto ("short-beaked echidna", como são chamados em inglês), segundo o zoo.

Até agora 24 animais da espécie foram reproduzidos em cativeiro na Austrália, sendo que os filhotes recém-nascidos são os primeiros de pais nascidos originalmente em zoológico, de acordo com os tratadores dos animais.”

Nenhum comentário: