Japoneses criam tecido capaz de gerar energia a partir do Sol


Pedaço de tecido feito com células
Fotovoltaicas (Foto: Sphelar Power/AFP)


Tecido foi feito com fios de células fotovoltaicas. Vestimentas com o material poderiam, por exemplo, carregar um celular.

Do G1 / AFP

Pesquisadores japoneses criaram uma espécie de tecido constituído de fios de células fotovoltaicas -- que transformam a luz do sol em energia elétrica. A esperança deles é fabricar um dia vestimentas eletrogêneas, capazes de carregar um telefone celular, ou tapetes energéticos para situações de emergência.

Os pesquisadores esperam, com o apoio do governo japonês, ajustar técnicas de tecido desta nova matéria têxtil até 2015 e apresentar os primeiros objetos feitos com ela.

"Ainda temos algumas dificuldades a resolver antes de uma comercialização, como o isolamento dos fios condutores e a melhoria da durabilidade do produto", explicou um dos funcionários do centro de tecnologia industrial da prefeitura de Fukui.

As células fotovoltaicas esféricas de 1,2 metro foram desenvolvidas pela empresa Sphelar-Power, de Kyoto, uma empresa fundada em maio de 2012 e cuja atividade está dedicada exclusivamente a estas pequenas "sementes solares".

Nenhum comentário: