Aves urbanas utilizam bitucas de cigarros contra parasitas


As aves que vivem nas grandes cidades usam as pontas de cigarros para repelir os piolhos e ácaros

Ciclo Vivo

“Um estudo realizado pela Universidade Autônoma do México concluiu que as aves urbanas vêm utilizando as pontas de cigarro para construir seus ninhos, já que estes resíduos afastam os parasitas e podem estabilizar a temperatura de seus abrigos.

O comportamento bizarro das aves urbanas foi o que incentivou os pesquisadores mexicanos a entender o motivo pelo qual elas passaram a recolher bitucas de cigarros no chão e utilizá-las na construção de seus ninhos. Como o comportamento é recorrente entre as aves que vivem na Cidade do México, foram publicadas cartilhas para informar que as aves se apropriam das pontas de cigarro descartadas nas ruas para tecer seus abrigos.

A pesquisa universitária concluiu que as aves que vivem nas grandes cidades usam estes resíduos para repelir os piolhos e outros parasitas que se alimentam do sangue e entram em contato com o corpo delas, causando doenças. Isso porque a queima do fumo libera substâncias que se acumulam nas bitucas e repelem os parasitas.

Os cientistas também acreditam que as pontas podem contribuir para a estabilidade da temperatura nos ninhos, uma vez que os filtros dos cigarros descartados podem manter os ninhos aquecidos com mais facilidade.

Como a pesquisa precisa ser aprimorada, os cientistas ainda não sabem o que desencadeou este comportamento nas aves, e não descartam a possibilidade de que as pombas usem as bitucas por engano, confundindo-as com outros materiais que são normalmente usados na confecção dos seus ninhos. Com informações do G1.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Por isso que eu fumo, para ajudar os pássaros.