Pesquisador brasileiro inventa capa de celular que bloqueia radiações

Agência Grita São Paulo

‘O pesquisador da Uni­ver­si­dade Fed­eral de Uber­lân­dia (MG), Luciano Vieira Lima, criou uma capa para celu­lar capaz de blo­quear as radi­ações mag­néti­cas emi­ti­das pelo apar­elho. Essas radi­ações são noci­vas ao corpo humano e causam sérios danos ao usuário.

Câncer - Segundo a Orga­ni­za­ção Mundial da Saúde (OMS), o uso pro­lon­gado do celu­lar pode causar câncer no sis­tema ner­voso. Estima-se que, atual­mente, 83% da pop­u­lação mundial pos­suam celu­lar, total­izando cerca de cinco bil­hões de apar­el­hos em uso.


Out­ros prob­le­mas - O uso exces­sivo de celu­lares, tablets e smart­phones tam­bém pode provo­car casos de lesões nas mãos. Mas é pos­sível evi­tar que isso acon­teça com alguns cuida­dos pre­ven­tivos. Um estudo feito no Canadá com 140 uni­ver­sitários apon­tou que 84% deles apre­sen­tavam algum tipo de dor nos dedos por causa do uso fre­quente dos aparelhos.

Dos quase 250 mil­hões de celu­lares exis­tentes no Brasil, 39 mil­hões têm acesso à inter­net, segundo a Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel). Só que esse hábito que virou mania no mundo inteiro está cau­sando problemas.

O médico orto­pe­dista Ken­iti Mizuno afirma que o pole­gar está na posição cor­reta quando aberto. Pas­sar boa parte do dia teclando afeta a mus­cu­latura da base do dedão. Ele disse que já aten­deu inúmeros casos de ten­di­nite e clas­si­fica o prob­lema como tão grave quanto à obesi­dade e o sedentarismo.”