Bugio: o maior macaco do Pantanal


Fêmea se alimentando de folhas
“Animal é conhecido por emitir sons que podem ser ouvidos por toda a mata.


Os bugios são as maiores espécies de macacos do pantanal. Estes primatas possuem em média um comprimento de 1,2 metros. Também é chamado de guariba, barbado e macaco-uivador, porque a espécie emite sons altos.

Muitas vezes, estes sons emitidos são escutados a quilômetros de distância e já foi detectado que o animal anuncia a chegada de frentes frias na região para conhecimento de outros parceiros da espécie. A potência desses sons é obtida graças ao hióide, pequeno osso situado entre a laringe e a base da língua.

O animal possui um hábito diurno, é arborícola e vive normalmente em grupos de 20 bugios, sob a liderança de um macho adulto. Eles habitam árvores altas de 10 a 20 metros em matas do pantanal, mas também é encontrado no cerrado e na mata atlântica, frequentando margens dos rios. Na Bolívia, Paraguai e na Argentina, também podem ser encontrados.

A espécie se alimenta de frutos e folhas. Os machos adultos são pretos e pesam 7 kg. As fêmeas são castanhas-amareladas e pesam 4,5 Kg. O período de gestação é de 185 a 195 dias, sendo gerado apenas um filhote de cada vez.”
Foto: Dario Sanches

Nenhum comentário: