Pesquisa mostra como a atenção colabora para a memória

Marina Teles, O que eu tenho / Envolverde

Estudo realizado por uma equipe de neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos EUA, lança luz sobre um circuito neural que nos torna propensos a lembrar o que nós estamos vendo quando nossos cérebros estão em um estado de atenção.

Após cinco anos de pesquisas voltadas para descobrir a função dos astrócitos – células em formato de estrela responsáveis pela sustentação e a nutrição dos neurônios – a equipe descobriu que elas estão envolvidas neste circuito, transmitindo mensagens de alerta aos neurônios do córtex visual, fazendo com que eles respondam imediatamente a qualquer informação visual que estejam recebendo.

Segundo os autores, os resultados deste estudo ratificam um crescente número de pesquisas que sugerem que os astrócitos tem relação crítica no processamento das informações sensoriais.

Atenção fortalece resposta

Neste estudo, os pesquisadores tiveram foco sobre o que os astrócitos fazem quando o cérebro é estimulado a prestar atenção a um determinado estímulo visual. Quando alguém está prestando atenção a alguma coisa, o núcleo basal – uma estrutura localizada no interior do cérebro, atrás dos olhos, responsável pelo controle motor, cognição, emoções e aprendizado – inunda o cérebro com um neurotransmissor chamado acetilcolina. Algumas destas acetilcolinas tem como alvo os astrócitos do córtex visual.”
Foto: Juliana Freeman-Woolpert/sxc
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: