Hábitos alimentares saudáveis devem começar na infância

Gabriella Vieira, do Blog da Saúde / Envolverde


“O que fazer para as crianças consumirem alimentos saudáveis? Como deve ser o preparo da lancheira? Hábitos alimentares corretos são determinantes nesta fase e contribuem para que no futuro as crianças não desenvolvam doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Segundo a coordenadora substituta da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Tatiana Coimbra, é importante que os pais sejam exemplos para os filhos e evitem alimentos gordurosos, biscoitos e guloseimas. “Temos um grande número de crianças com colesterol alto e sobrepeso. É importante reforçar que dentro de casa, crianças devem ser estimuladas a ter alimentação equilibrada com leite, pães, frutas da época, verduras. O recomendado é reduzir o consumo de frituras e refrigerante durante a semana”, destaca Tatiana.

O período escolar é um momento determinante para os pequenos adquirirem hábitos saudáveis.Para promover hábitos saudáveis em crianças e jovens, os ministérios da Saúde e da Educação trabalham em parceria para fortalecer o Programa Saúde na Escola, que leva médicos e profissionais das Unidades Básicas de Saúde à rede pública de ensino para aconselhamento nutricional e orientação de saúde. Já foram atendidos 12 milhões de estudantes em 56 mil escolas de 2.495 municípios.”
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Um comentário:

Anônimo disse...

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