Roedores surdos voltam a escutar com injeção de células-tronco humanas

Folha de S. Paulo / Reuters


“Cientistas conseguiram restabelecer a audição de ratos-do-deserto surdos usando células-tronco embrionárias, em um avanço que pode ajudar pessoas que sofrem de formas intratáveis de surdez causadas por dano ao nervo auditivo.

O protocolo proposto ainda precisa de mais testes para garantir sua segurança e efetividade, mas os pesquisadores declararam nesta quarta (12) que o experimento foi um importante passo, que marca um avanço no crescente campo da medicina regenerativa.

Marcelo Rivolta, da Universidade britânica de Sheffield e líder da pesquisa que será publicada no periódico "Nature", disse que "dentro de poucos anos" os primeiros pacientes poderiam receber a terapia celular para a perda de audição.

Após tratar com céluas-tronco 18 ratos-do-deserto com surdez total em um dos ouvidos, o resultado médio obtido foi de 46% de recuperação da função auditiva, de acordo com medidas realizadas por sinais elétricos nos cérebros dos animais.

"O que nós conseguimos demonstrar foi a recuperação funcional da audição utilizando células-tronco humanas, o que é inédito", declarou Rivolta.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: