Primavera chega ao Distrito Federal trazendo chuva, temperaturas amenas e umidade mais elevada

Thais Leitão, Agência Brasil

“A chegada da primavera, hoje (22), marca o início de um novo período climático para o brasiliense. Com índices mais elevados de umidade relativa do ar e temperaturas mais amenas, a nova estação deve representar um alívio para a população que sofreu com 96 dias de estiagem. Na capital federal, a chuva chegou no começo da noite de ontem (21) e, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve continuar em pontos isolados da região pelo menos até a próxima quarta-feira (26).

“Para alegria do brasiliense, a chuva veio para encerrar o período de seca na região e até quarta-feira ela vai continuar em pontos isolados do Distrito Federal e Entorno, podendo chegar a ser forte em alguns locais. As temperaturas também ficam mais agradáveis. A máxima deve chegar aos 28 graus Celsius (ºC) e a mínima pode atingir 14ºC”, disse o meteorologista do instituto, Mamedes Luiz Melo.

Ele acrescentou que a primavera deve seguir os padrões normais esperados para esta época do ano. A umidade relativa do ar pode atingir patamares entre 90% e 95%, principalmente ao amanhecer, e oscilar entre 50% e 60% no período da tarde.

Melo lembrou que durante a seca dos últimos meses, o cenário mais crítico foi observado nos dias 2 e 9 de setembro, quando foi registrada a umidade relativa do ar mais baixa na capital federal, 16%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível recomendável para evitar prejuízos à saúde é aproximadamente 60%.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: