Mudanças climáticas podem matar 100 milhões de pessoas até 2030

As nações pobres serão as mais prejudicadas, já que enfrentam problemas econômicos e socioambientais, como pobreza extrema, doenças, escassez de água e fome



“Um relatório encomendado por 20 países alerta que mais de cem milhões de pessoas poderão morrer até 2030, caso as medidas de combate às mudanças climáticas sejam suspensas. As principais causas estão atreladas ao aquecimento global.

O estudo ainda diz que, atualmente, cinco milhões de pessoas morrem a cada ano devido à fome, poluição do ar e outros problemas gerados pelos danos que a humanidade está causando ao meio ambiente. No entanto, o número de vítimas até 2030 deverá subir para seis milhões ao ano, se o uso dos combustíveis fósseis continuar como tem sido hoje.

O documento, encomendado pelo Fórum Clima Vulnerável e produzido pela organização humanitária Dara, foi apresentado nesta quarta-feira (26), e também informa que o crescimento da economia global vai diminuir em 3,2% o Produto Interno Bruto (PIB) caso as ações contra as mudanças climáticas sejam suspensas.

Há dois anos, 200 países concordaram em reduzir as emissões de carbono para frear o aquecimento do planeta, porém, especialistas acreditam que a queima de combustíveis fósseis pode fazer com que o aumento da temperatura ultrapasse 2ºC  até 2030, piorando as condições de sobrevivência na Terra.

Naturalmente, os países em desenvolvimento deverão apresentar o maior número de vítimas, pois neles há maior concentração de empresas e parques industriais, além de possuírem planos de planejamento ambiental menos efetivos. No entanto, as nações mais pobres ficarão mais comprometidas ainda, já que enfrentam problemas econômicos e socioambientais, como pobreza extrema, doenças, escassez de água e fome. Nesses países, estima-se que o PIB apresente uma queda de 11% até 2030. Com informações do Globo Natureza.”

4 comentários:

Márcio F. disse...

Pffff, tudo mentira!

Anônimo disse...

Tudo Balela... nem sei porque alguém ainda faz posts deste tipo.

-Dread- disse...

Tem que ser muito desinformado pra acreditar em aquecimento global, vai ler um pouco ta cheio de artigo cientifico desmentindo isso ai, dos 20 paises que estao nessas aposto que todos os paises "desenvolvidos" estão lá, não para PARAR de poluir e etc, MAIS FAZER OS OUTROS pararem de desenvolver

Anônimo disse...

mudanças climáticas = mentira