Garoto encontra vespa que combate aranha mortal da Austrália

Vespa carrega aranha-das-costas-vermelhas após aplicar ferroada, na Austrália
Parente da viúva negra, aranha-das-costas-vermelhas é comum no país. Espécie de vespa ficou 'esquecida' por 200 anos, dizem cientistas.


Globo Natureza, G1

Um garoto encontrou uma vespa que pode ajudar a combater uma das mais perigosas espécies de aranha da Austrália: a venenosa aranha-das-costas-vermelhas (Latrodectus hasseltii), parente da viúva negra e endêmica no país. O aracnídeo possui um veneno poderoso que causa dor intensa em seres humanos, às vezes durando mais de 24 horas.

A vespa, da espécie Agenioideus nigricornis, é menor do que a aranha, mas possui um ferrão com veneno que paralisa o aracnídeo. Ela, então, leva a vítima para seu ninho e bota um ovo sobre seu corpo. A aranha permanece viva, mas imobilizada, e é devorada pela larva da vespa após o ovo eclodir.

O estudante australiano Florian Irwin, na época com 9 anos, observou a vespa carregando a aranha para seu ninho e, junto com seu pai, fotografou o ocorrido e guardou os espécimes.

O pai de Florian, Peter Irwin, é professor da Universidade de Murdoch, na Austrália, e entrou em contato com instituições científicas para obter mais informações sobre o achado.”
Foto: Universidade de Adelaide/Divulgação
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: