Espécie de abelha descoberta no país homenageia Ronaldinho Gaúcho

Imagem de exemplar macho da espécie 'Eulaema quadragintanovem',
abelha cujo nome é uma homenagem à passagem do jogador
Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético Mineiro


 'Eulaema quadragintanovem' foi encontrada áreas de florestas no Ceará. Nome em latim representa número da camisa do craque do Atlético Mineiro.

Eduardo Carvalho, Globo Natureza / G1

Não é novidade que o futebol é a paixão de grande parte dos brasileiros. O amor pelo time do coração pode interferir até na vida profissional. Quando o profissional em questão é um biólogo, até os animais podem se beneficiar dessa paixão.

Uma nova espécie de abelha encontrada no Brasil por pesquisadores de Minas Gerais foi batizada em homenagem à passagem do jogador Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético Mineiro, popularmente conhecido como Galo.

A abelha recebeu o nome de Eulaema quadragintanovem e sua descoberta será publicada na edição desta quarta-feira (11) da revista científica "Zootaxa", da Nova Zelândia.

"Quadragintanovem” representa o número 49 escrito por extenso em latim e é o atual número da camisa que Ronaldinho Gaúcho usa nas partidas em que joga pelo Atlético Mineiro.

“Não queríamos homenagear a pessoa do Ronaldinho, mas sim o ‘Ronaldinho do Galo’, a passagem dele pelo Atlético. (...) Tinha que ser um nome ligasse ele ao time”, explica André Nemésio, doutor em Ecologia e professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Nemésio e Rafael Ferrari, estudante de mestrado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), deram o nome inusitado à abelha como forma de chamar a atenção para um problema sério: o risco de desaparecimento da espécie, antes mesmo dela ser completamente estudada.”
Foto: Divulgação/André Nemésio
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: