Cientistas espanhóis propõem usar urina para combater poluição

Banheiro instalado no meio do deserto do Saara, em Marrocos

“Amônia criada no xixi é capaz de absorver dióxido de carbono, diz estudo. Para viabilizar uso, cientistas querem misturar urina com água de azeitona.

Do G1

A urina pode ser uma das soluções para vencer o problema do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, sugerem cientistas espanhóis. Uma pesquisa divulgada na publicação científica "Journal of Hazardous Materials ("Revista de Materiais Tóxicos", na tradução do inglês) afirma que o uso do xixi no combate à poluição tem vantagens por ser produzido de forma natural pelos seres vivos e por haver toneladas da substância à disposição nas grandes cidades.

Para cada molécula de ureia na urina, um mol (unidade usada na química para medir uma substância) de bicarbonato de amônio é produzido. Junto com ele, um mol de amônia também é criado.

Um mol de amônia é capaz de absorver a mesma quantidade de dióxido de carbono (CO2), pondera o cientista Manuel Jiménez Aguilar, vinculado ao Instituto de Pesquisa Agrícola e de Pesca do Governo Regional de Andaluzia, na Espanha.”
Foto: Divulgação/“Chiottissime”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: