Índia afirma utilizar mais de 2,6% de seu PIB para combater mudanças climáticas


Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil

“O atual gasto do governo na Índia em adaptação à variação das mudanças climáticas excede 2,6% de seu PIB [produto interno bruto]. Agricultura, recursos hídricos, saúde e saneamento, florestas, infraestrutura da zona costeira e eventos extremos são áreas específicas de preocupação”, declarou nesta semana o Ministério das Finanças indiano em um documento.

De acordo com o relatório, o governo da Índia está comprometido em gastar grandes quantias de seus recursos para preservar e proteger o meio ambiente, e por isso pretende atingir sua meta de reduzir a intensidade de emissões de seu PIB de 20% a 25% até 2020 em relação aos níveis de 2005.

Segundo o documento, o país também está preparando um Plano de Ação Nacional para Mudanças Climáticas (NAPCC) visando atingir um desenvolvimento sustentável. O plano é dividido em oito missões nas áreas de energia solar, melhoria da eficiência energética, agricultura sustentável, habitação sustentável, água, ecossistema himalaio, aumento da cobertura florestal e conhecimento estratégico para mudanças climáticas.

Além disso, há iniciativas previstas nos setores de geração de energia, transporte, energias renováveis, gerenciamento de desastres e capacitação de edifícios, que devem ser integradas aos planos de desenvolvimento dos ministérios indianos.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: