Comissão internacional aprova meios que promovem caça às baleias


Fernanda B. Müller, Instituto CarbonoBrasil

“Na manhã de terça-feira (3), foi aprovada durante a 64° reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB) uma proposta conjunta de Estados Unidos, Rússia e São Vicente e Granadinas contendo quotas para captura de subsistência de baleias para populações aborígenes dos três países.

Na pauta foram incluídas baleias-da-Groenlândia e cinzentas para as duas primeiras nações e jubartes para São Vicente.

Assim, a matança de 336 baleias-da-Groenlândia e 744 cinzentas será liberada para Rússia e EUA no período de 2013 a 2018, devido ao seu caráter de “subsistência”.

Além disso, após grande discussão em torno da veracidade da caça de São Vicente ser de subsistência (atualmente fomentada pelo Japão) e da violação de regras da CIB pelo país, como a matança de mães e filhotes, também foi aprovada a caça de 24 jubartes para o mesmo período, segundo informações do Instituto Baleia Jubarte.

O Grupo Buenos Aires, liderado por Brasil e Argentina, manteve a sua posição contra a proposta conjunta, exceto México e Panamá, que aceitaram o termo. Os europeus (com exceção de Mônaco que se absteve) votaram a favor.

A Sociedade Mundial de Proteção dos Animais criticou a União Europeia por apoiar o pacote conjunto, declarando que o bloco “tinha o poder de barrar esta matança desnecessária de baleias-jubartes”.
Matéria Completa, ::AQUI::

Um comentário:

Pop Blogs disse...

Muito interessante esta postagem!

A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

Conheça também o novo agregador Pop Blogs que está bombando na internet:
http://www.popblogs.net

Divulgue suas postagens sem fila de espera, tenha seus links divulgados em nosso site, Facebook, Twitter, aumente muito mais suas visitas diárias, concorra a prêmios na Promoção Parceria Premiada e obtenha o sucesso de seu blog!