Alemanha sedia Diálogos Climáticos com mais de 30 países


Fabiano Ávila, CarbonoBrasil / Envolverde

“Berlim recebe a partir desta segunda-feira (16) ministros e representantes de mais de 30 nações com o objetivo de desatar os nós políticos que têm impedido o avanço das negociações climáticas internacionais.

“O processo climático internacional precisa de um novo estímulo. Queremos pegar exemplos práticos de diferentes países e discutir como iniciativas concretas podem avançar e se multiplicar”, afirmou o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Peter Altmaier.

Segundo Altmaier, os Diálogos Climáticos de Petersberg são uma rodada preparatória para a Conferência das Partes que será realizada em novembro no Qatar (COP18).

“Para combater os desafios das Mudanças Climáticas, a comunidade internacional precisa de novas iniciativas combinadas com a cooperação entre os países que desejam realizar progressos conjuntamente”, declarou o ministro.

O encontro, já realizado outras duas vezes, é uma ação criada pela atual chanceler Ângela Merkel, que deve discursar ainda nesta segunda-feira. A comissária climática da União Europeia, Connie Hedegaard, também confirmou presença e deseja realizar encontros bilaterais com diversos países.

Os Diálogos Climáticos de Petersberg seguem até amanhã e também vão debater a transição para uma economia de baixo carbono como uma forma de promover o desenvolvimento das nações.”

Nenhum comentário: