Texto final da Rio+20 pode ser concluído nesta madrugada com anúncio de Patriota


Renata Giraldi e Carolina Gonçalves, Agência Brasil

“No comando das negociações do texto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, a delegação do Brasil quer finalizar o documento até o final da noite de hoje (18). Mas a União Europeia pressiona para concluir apenas amanhã. A estimativa dos negociadores é finalizar o texto nesta madrugada. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, prepara-se para anunciar o fim dos trabalhos.

A tendência, segundo os negociadores, é fechar um documento, no qual seja fortalecido o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) sinalizando para que futuramente seja criado um órgão independente, detalhando a proteção das águas oceânicas e uma espécie de bloco destinado aos financiamentos, mas sem cifras precisas.

O texto, segundo os negociadores, deverá encerrar até 2013 os debates sobre a possibilidade de criar um fundo específico para o desenvolvimento sustentável. Inicialmente, o Brasil e vários países em desenvolvimento defendiam a criação do fundo, começando com US$ 30 bilhões e podendo chegar a US$ 100 bilhões, em 2018. Porém, os países ricos vetaram a proposta alegando dificuldades econômicas internas.

O secretário executivo da delegação do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse hoje estar otimista e, que apesar de ainda haver divergências, é possível chegar ao consenso e obter um texto final avançado. Ele comparou as negociações com uma partida de jogo de futebol:

“O tempo regulamentar terminou com o fim do comitê preparatório [16]. Estamos na prorrogação, que nunca tem o tempo mais longo que o tempo permitido. Temos de fechar o texto antes da chegada dos chefes de Estado [e governo]”, disse o embaixador, referindo-se às reuniões de cúpula, que vão de 20 a 22 de junho.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: