Descoberta no Ártico - Floresta microscópica sob o gelo


“Enormes concentrações de flora marinha microscópica (fitoplâncton) foram descobertas sob a calota de gelo que cobre a maior parte do oceano Ártico

Brasil 247

Ao perfurar a camada de gelo de quase um metro de espessura que recobre as águas de certas áreas do oceano Ártico, cientistas atingiram as zonas mais densamente povoadas por plantas microscópicas jamais encontradas em outros lugares do planeta Terra.

A título comparativo, a descoberta, na opinião de biologistas e oceanógrafos, é mais dramática e inesperada do que seria encontrar uma floresta verde no meio do deserto do Saara. Ela revela uma nova consequência do aquecimento do clima na região do Ártico e fornece importante chave para se entender os impactos e consequências dessa mudança climática e ambiental naquele oceano e em sua ecologia. As pesquisas, feitas por uma expedição oceanográfica patrocinada pela NASA, começou nos verões de 2010 e 2011. 

Chamada ICESCAPE (Impacts of Climate on EcoSystems and Chemistry of the Arctic Pacific Environment), a expedição explorou as águas do Ártico na região dos mares de Beaufort e de Chukchi, ao longo do litoral oeste e norte do Alasca. Os cientistas viajaram a bordo de um quebra-gelos da Guarda Costeira norte-americana. Usando tecnologias óticas, eles buscavam mais informações sobre a variabilidade ambiental do Ártico na sua biologia oceânica, ecologia e biogeoquímica.

“A intenção inicial do projeto ICESCAPE era convalidar dados obtidos por satélites especializados na observação de oceanos, referentes a essa área da Terra cujo acesso é tão difícil”, diz Paula Bontempi, gerente do programa de biologia e biogeoquímica da NASA, em Washington. “Acabamos fazendo uma descoberta que certamente irá ajudar os pesquisadores e os gerentes de recursos a melhor compreender o Ártico”, completou.”
Foto: NASA - Goddard Space Flight Center
Matéria Completa, ::AQUI::

Um comentário:

Pop Blogs disse...

Muito legal esta postagem. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs:
http://www.popblogs.net

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar suas postagens todos os dias sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter, concorra a prêmios na Promoção Parceria Premiada e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.